Clique aqui para mais opçoes

InícioCurrículosEmpresasVagasBlogContato


Newsletter
Inscreva-se para receber mais informações sobre o Centro de Talentos.
[Clique Aqui]
Indicar o Site | [Indicando três amigos, que se cadastrem, você ganha uma Revisão de Currículo]
Empresas com Vagas



Blog de Talentos

Blog do Centro de Talentos: www.centrodetalentos.com
Artigos, conteúdo e muita informação para você.

22/10/2013 - As Três Irmãs e o seu negócio

Assuntos:

pessoas, gestão, equipes, talentos

Milho, feijão e abóboras.

 Eis aqui uma pequena estorinha para representar uma grande verdade e vantagem competitiva em qualquer negócio ou equipe:

AS TRÊS IRMÃS:
Os americanos nativos usam o termo "três irmãs" para se referirem ao milho, feijão, e abóbora. Estas três irmãs dão uma lição na cooperação ambiental que os americanos nativos sentem que todos os seres humanos devem praticar hoje.
Plantadas juntas:
- o milho fornece a haste para os feijões escalarem;
- os feijões fornecem o nitrogênio ao solo para nutrir o milho;
- a abóbora protege a terra, impedindo a competição da vegetação não desejada e protege as raízes rasas do milho. Também contribui para a preservação da humidade no solo.
Este princípio é ainda hoje praticado no nosso país, conhecimento sobretudo das gerações mais antigas e das regiões mais remotas. É uma técnica que aumenta a produtividade reduzindo o esforço, pelo que é uma excelente ideia a considerar na sua horta.
O milho, feijões e abóboras, complementam-se: milho o hidrato de carbono, os feijões para a proteína e a abóboras para a vitamina A.

Lendo este pequeno texto, me trouxe à memória o ambiente de trabalho, onde diariamente nos esforçamos para dar nosso melhor, ter as melhores ideias, executar os melhores serviços e negociar as melhores vantagens. Isso tudo com o senhor tempo nos cobrando o tempo todo que devemos ser ágeis, rápidos e sem margem para erros.

Tudo isso é muito importante. Buscar resultados, atingir metas, superar limites, competir, colaborar e ganhar. Quem nunca sonhou assim, em ser um vencedor? Aí, justamente, que se encaixa esta ilustração, num mundo cada vez mais preocupado em ganhar, fazer, competir, quebrar recordes, já se parou para pensar em como fazer isso acontecer continuamente?

Não é uma fórmula secreta, guardada à sete chaves, escondida com os gurus de administração, os mentores espirituais, não mesmo. É algo simples: conhecer as pessoas. Conhecer as pessoas que trabalham com você, gestor, líder, chefe. Conhecer mesmo! Conhecer na aparência e na essência, saber o que e quem são. Conhecer seus talentos, descobrí-los, atratí-los, retê-los. Fazer perguntas, se interessar, desenvolver, se envolver. O que fazem? Do que gostam? No que são melhores? Saber qual é a substância de que são feitas, quais os átomos que as formam.

Uma vez que se conhece quem são seus Recursos Humanos, as PESSOAS que trabalham com e para você, aí se pode atingir o nível de desempenho de acordo com as dicas desta ilustração. Fica bem mais fácil gerir equipes assim, e talvez, se a lição de casa for bem feita, nem precisará cuidar muito, eles irão se desenvolver e gerir sozinhos.

 

 

Comentários:

27/09/2015 - Diversidade é justamente saber entender as diferenças entre pessoas, etnias, culturas e respeitar os limites. Conseguir usar estas diferenças para alcançar objetivos maiores faz toda a "diferença" nas organizações.
Cláudia

20/07/2015 - Humanizar processos. Respeitar o ser humano e entender que cada PESSOA é diferente da outra. Esse é o caminho.
Márcio de Oliveira

Total de Comentários: 2   Ver Todos

« primeira   « página anterior |   próxima página »   última »
Escreva aqui seu comentário:
Nome:
 *
E-mail:
 *
Site / Blog:
Comentário:
*
* Indica campos necessários


Nº de Posts: 71 em 71 Páginas | Items por Página:  Ir para:
Primeiro Post | Post Anterior | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | Próximo Post | Último Post

Cadastre seu Currículo aqui!
Cadastre aqui seu CV

Indique o SiteIndique o site para seus amigos
Monte sua rede de contatos no Centro de Talentos
LiteraturaLiteratura
Fora de série: Outliers
Fora de série: Outliers
Resumo: Descubra porque algumas pessoas têm sucesso e outras não.
[+] ler mais


EnqueteEnquete
Você gosta do seu trabalho?

Siga-nos no Twitter
Siga o Centro de Talentos no Twitter



Organização Pessoal na Prática Ralf's Foods eadSimples. Project Exact Get Songs Centro de Talentos e Recursos Humanos