Clique aqui para mais opçoes

InícioCurrículosEmpresasVagasBlogContato


Newsletter
Inscreva-se para receber mais informações sobre o Centro de Talentos.
[Clique Aqui]
Indicar o Site | [Indicando três amigos, que se cadastrem, você ganha uma Revisão de Currículo]
Empresas com Vagas



Blog de Talentos

Blog do Centro de Talentos: www.centrodetalentos.com
Artigos, conteúdo e muita informação para você.

31/10/2016 - 7 coisas que você não deve fazer ao procurar emprego

Assuntos:

emprego, dicas, o que não fazer, estratégia

Algumas dicas rápidas sobre como melhorar sua busca por um novo emprego.

 

Texto publicado primeiramente em:
http://meunovotrabalho.com.br/blog-mnt/7-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-ao-procurar-emprego
 

Sete coisas que você não deve fazer ao procurar emprego:

1. Perder o foco
Nada de ficar vagando por aí sem destino, nunca perca seu foco. Seus objetivos, suas motivações! É superimportante estar alinhado com seu ideal de vida e aquilo que lhe traz felicidade, realização e sentido para você. Analise os detalhes, FAÇA UMA LISTA, o que é importante e o que você pode abrir mão.
Pode parecer algo até irrisório, de pouca utilidade, porém um bom começo para manter seu foco é usar um mapa. Sim! Mapa! Você deve se tornar um ótimo navegador em busca de seu novo emprego.
Traduzindo em algo prático: procure seu emprego por região, o lugar onde você quer trabalhar. Irá trabalhar de carro? Tem estacionamento perto? É acessível? Passa ônibus de 15 em 15 minutos? Tem que andar muito? A empresa oferece transporte? Tem colegas que podem lhe  dar carona? Os horários da escala de trabalho são bons? Tudo isso parece detalhe bobo, coisas insignificantes, porém tudo que NÃO faz parte do SEU trabalho, das atividades que VOCÊ faz ou que irá desempenhar, podem minar seu psicológico e causar estresse.

2. Não ter as qualidades exigidas para a Vaga de Emprego
Se a vaga pede que você fale inglês, você precisa falar inglês, e não é o básico da escola, é língua estrangeira para negociar, conversar, falar ao telefone, vender produtos, oferecer serviços e resolver problemas. Se a vaga pede ensino médio completo, precisa ter o ensino médio completo e ponto. Isso é igual para o curso de faculdade, até tem matérias correlatas em diversos cursos por aí, porém as competências aprendidas são únicas de cada curso, dá para improvisar? Dá, mas é aquele negócio, pode ser que você erre o alvo ao tentar flexibilizar demais.
Sendo direto, analise bem a vaga que está buscando e só aplique para aquelas que você tem certeza de que seu perfil esteja de acordo. Com a LISTA que você tem isso pode ser resolvido facilmente. Não é negar trabalho, é ser objetivo.

3. Entrar em desespero
Nunca, de forma alguma entre em desespero! Aguente firme que sua hora vai chegar, enquanto você não consegue aquele emprego massa que tanto busca, existem alternativas para ganhar uma grana e se manter, sites como o getninjas e o mobjob já estão aí para lhe dar aquela mãozinha, fazer bicos não é problema pra ninguém, e fazer algo durante o tempo em que se está na busca por um emprego pode até lhe ajudar a aumentar sua rede de contatos e se expor mais.
Corte despesas, regalias e coisas supérfluas, enquanto o dinheiro não aparece. Evite ao máximo se endividar. Se possível adie alguns planos, viagens, reformas, compras, para épocas melhores.

4. Ficar parado
O quê? Não fez nenhum curso novo nos últimos meses? Está sem ler um único livro nos últimos 90 dias? Quê? Nem a carteirinha da Biblioteca Pública de sua cidade você fez? Já ouviu falar em youtube? Pois é, tem dezenas de centenas de milhares de bons cursos por lá e tem inclusive treinamentos que você pode seguramente incluir em seu CV para incrementar seus conhecimentos e habilidades. Vai lá!
Não tem experiência? Não tem problema! Você pode fazer serviço voluntário e assim adquirir experiência profissional. A questão não é remuneração, salário, mas sim colocar em uso seus talentos e conhecimentos, e até mesmo aprender coisas novas, o que irá demonstrar atitude de perseverança, busca de melhoria e desenvolvimento pessoal, resiliência e improvisação. Qualidades altamente recomendadas pelas empresas atualmente.

5. Não abrir o jogo com os amigos, parentes, colegas e conhecidos
Sua Rede de Contatos precisa saber de sua busca por um novo emprego. Claro que não precisa contar detalhes de sua luta, contudo, se parece impossível sua recolocação no Mercado de Trabalho e as chances são poucas, é preciso aumentar sua exposição. Uma postura assertiva e clara sobre sua condição.
Falando em exposição, é bem isso, se expor irá lhe trazer mais resultados. Falar com outras pessoas sobre sua busca por trabalho é importante. Só assim você poderá ser indicado por alguém, ou receberá informações que não saberia se não tivesse compartilhado seus objetivos.
Partindo para a ação: monte agora uma lista de contatos que você pode ligar, enviar um e-mail ou mensagem para agitar sua networking.

6. Não revisar o CV
Revisar seu currículo é como recarregar as baterias. A releitura e análise feitas para revisar o conteúdo ajuda você a se conhecer melhor e ir ajustando as arestas, lapidando esta ferramenta que é a porta de entrada para o emprego. Seu CV é o retrato de sua caminhada profissional, é sua carreira de vida (curriculum vitae), ali é onde estão seus pontos mais importantes de seus empregos e atividades exercidas ao longo da vida profissional e um pouco do lado pessoal, é fundamental estar sempre atualizado e afiado, ou seja, reler, reescrever algumas frases, melhorar as palavras, imaginar seu alvo – os recrutadores e gestores das empresas – aqueles que irão lê-lo.
O texto precisa estar coeso, inteligível, e de fácil compreensão, para que suas qualidades, competências se evidenciem.
É fácil? Não! É uma arte! Por isso, se tiver dificuldades, procure um profissional que o ajude, pode ser um amigo, um parente, um site que lhe de dicas.
Estude seu CV, imagine-se no lugar do selecionador: a linguagem está formal, sem erros gramaticais e ortográficos? Está escrito de uma maneira que dê vontade de chamar esta pessoa para uma entrevista? Pergunte-se: eu contrataria esta pessoa para a vaga? Sou tudo isso?

7. Não ter estratégia
Lembra da lista? Agora é hora de colocar uma nota para cada item e enumerar as prioridades. Juntar tudo: local de trabalho, com qualificações, cursos, conhecimento, experiências, contatos, CV revisado e partir para a ação.

Sua estratégia será a bússola que lhe apontará o norte e a direção a seguir.

 

Comentários:

Total de Comentários: 0   Ver Todos

« primeira   « página anterior |   próxima página »   última »
Escreva aqui seu comentário:
Nome:
 *
E-mail:
 *
Site / Blog:
Comentário:
*
* Indica campos necessários

18/07/2016 - Enfrentando a Crise com Sabedoria e Estratégia

Assuntos:

foco, estratégia, paciência, sabedoria

Manter o FOCO é uma estratégia primordial

Não é preciso ir muito longe, em quase todas as conversas com pessoas que estão buscando emprego, ouve-se um consenso geral: está difícil, complicado, desesperador. O tempo está passando e nada de conseguir ser chamado para uma entrevista, ou até mesmo a tão necessária vaga de trabalho não surge.

Seja na indústria, no comércio, no setor de serviços, as baixas nas carteiras de trabalho são inúmeras e a cada dia as estatísticas negativas engordam com desemprego, empresas fechando, postos de trabalho desaparecendo, oportunidades escapando pelas mãos sem quaisquer explicações ou chances de mudança.
 
É o cenário atual do mercado de trabalho brasileiro. A marolinha, como o governo chamava no início desta crise de proporções gigantescas em que o país se encontra, está mais para um Tsunami, com consequências desastrosas para diversos setores da economia. Atingiu desde os pequenos, médios e até os grandes, sem distinção ou preconceito. Quem ainda tem algumas reservas está segurando como pode, quem pensou em se endividar com alguma compra maior está aguardando a baixa dos juros, a queda do dólar, e alguma boa notícia da política que a cada dia muda ou piora.
 
Para quem busca emprego está muito mais desafiador. Primeiro é preciso entender este novo cenário. Saber onde o dinheiro está, leia-se investimentos. É lá onde as vagas de emprego estão sendo abertas. Segundo, onde se deve aplicar os esforços da procura por estas oportunidades? Pergunta-se muito: “devo mudar de área?”; “estudei, fiz faculdade, tenho pós-graduação na área, mas não tem vaga aberta agora”; “estou há 8 meses sem nada nesta área”; “já tentei de tudo e não consegui nada ainda”, e assim por diante, o que se ouve é desolador. Em terceiro lugar, o que fazer durante este tempo de busca por algum emprego?
 
Existem boas oportunidades para quem está sempre atualizado em relação às tendências do mercado econômico.
 
Boa notícia: a crise irá passar, é preciso um pouco mais de paciência e estratégia. Saber enxergar este novo Brasil que está surgindo dos destroços desta situação é de suma importância. A paciência irá ajudá-lo a manter seu barco no rumo, no foco, na direção certa. Não se aconselha uma mudança de carreira se você sempre gostou do que fez e para aquilo que tanto se preparou. Mudanças incorrem em novos investimentos, novos aprendizados, mais tempo, menos retorno de curto prazo, atrasos na carreira. O que pode estar faltando é um plano melhor, novas ideias, novos ângulos de vista, uma nova abordagem para o mesmo problema.
 
Uma nova abordagem sobre a realidade pode trazer novas e melhores soluções para problemas antigos e conhecidos.
 
Existem inúmeras possibilidades para se planejar estratégias de busca de emprego. No decorrer das próximas semanas queremos abordar este tema em nosso Blog e no canal de Dicas, participem nos comentários enviando suas dúvidas e depoimentos, vamos discutir sobre este assunto e ajudar uns aos outros com ideias e sugestões.
 
Anderson S. Cabral

 

 

Publicado primeiramente aqui: http://meunovotrabalho.com.br/blog-mnt/enfrentando-a-crise-com-sabedoria

Comentários:

Total de Comentários: 0   Ver Todos

« primeira   « página anterior |   próxima página »   última »
Escreva aqui seu comentário:
Nome:
 *
E-mail:
 *
Site / Blog:
Comentário:
*
* Indica campos necessários

10/05/2016 - O que colocar no currículo em períodos sem emprego

Assuntos:

licença, maternidade, estudos, vonluntariado

É muito importante saber colocar em seu ‪#‎Currículo‬ os períodos em que você esteve "fora" do ‪#‎mercadodetrabalho‬. A ajuda de um profissional de Gestão de Pessoas pode mudar suas chances na hora de conseguir um bom ‪#‎emprego‬. Pequenos detalhes fazem toda a diferença. Venha conversar com a gente no ‪#‎centrodetalentos‬ seu portal de carreira e emprego.

Assista ao vídeo aqui em nossa página de vídeos: http://www.centrodetalentos.com.br/index.php?i=500&id=13

Comentários:

Total de Comentários: 0   Ver Todos

« primeira   « página anterior |   próxima página »   última »
Escreva aqui seu comentário:
Nome:
 *
E-mail:
 *
Site / Blog:
Comentário:
*
* Indica campos necessários

23/10/2015 - A estória das 8 lasanhas

Assuntos:

crise, empreendedorismo, colaboração, agir

Foto: Blog Mania de Casal

Esta é a estória das 8 lasanhas...

Empreender não é tarefa simples. Exige muita força de vontade e oportunidade. Estas duas situações precisam ser desenvolvidas. A primeira vem da pessoa, através de iniciativa, preparo, motivação, interesse, curiosidade. A segunda, vem do contato com outras pessoas, da exposição, de sair do casulo, do anonimato para ser conhecido, em seu local de convívio, família, amigos, vizinhança, bairro, faculdade, igreja, cidade, e assim por diante.

Tudo um dia precisa começar, e para quem está há muito tempo sem trabalho, emprego formal, ou bico, fica sempre mais difícil sair da inércia. Parece que as ideias não vêm, dá literalmente um branco.

Dona Maria era dona de casa, criou o filho e depois de alguns anos, com a renda familiar cada vez mais escassa, entrou em um tipo de depressão, sem perspectivas, sem dinheiro sobrando e sem ideias sobre o que fazer para ganhar o sustento.

Neste momento, nesta situação, a história de dona Maria começa a mudar. Sem ter para onde ir, sem ter concluído o Ensino Médio, e sem ter muitas habilidades que o Mercado de Trabalho exige, as chances dela seriam mínimas diante da enorme concorrência e também em função de sua idade e disposição.

Foi então que sua nora lhe propôs para que vendesse lasanhas. Sim, lasanhas. A nora se propôs de fazê-las, embalá-las e prepará-las para que dona Maria fosse pelo bairro oferecendo e vendendo as lasanhas. Como dona Maria era boa de prosa e conhecia razoavelmente bem sua vizinhança, ela topou. Assim, nasceu a iniciativa das 8 lasanhas. E dona Maria pode fazer um dinheirinho, vendeu todas rapidinho.

O processo assim, teve seu início, agora é só continuar usando a mesma fórmula e seguir em frente, trabalhar para estabelecer a clientela, criar a credibilidade e a constância, pensar no crescimento, aprender a fazer as lasanhas, abrir uma poupança, guardar um pouco do que sobra de dinheiro para investir no negócio. Nasce assim mais uma empreendedora.

Comentários:

Total de Comentários: 0   Ver Todos

« primeira   « página anterior |   próxima página »   última »
Escreva aqui seu comentário:
Nome:
 *
E-mail:
 *
Site / Blog:
Comentário:
*
* Indica campos necessários

15/01/2015 - Grilos, sapos e cobras

Assuntos:

grilos, sapos, cobras, família, cuidados

Pequenas coisas podem se transformar em problemas grandes

Uma experiência real que eu pude presenciar que me chamou muito a atenção, se passou há um tempo atrás. Estava na casa de um tio meu por alguns dias, e houve uma infestação de gafanhotos e grilos por toda parte, eles simplesmente devoravam tudo que era verde, grama, capim, folhas. E estavam por toda parte infestando tudo.

Gafanhotos, Sapos e Cobras

Por ser verão e estar muito quente, a fonte no jardim na frente da casa dele se encheu de sapos. Os sapos vieram atrás dos gafanhotos, pois estes lhes eram alimento fácil. Como na cadeia alimentar que aprendemos na Biologia, me perguntei algumas vezes durante aqueles dias, onde estariam as cobras? Afinal, elas também se alimentam de pequenos anfíbios. Poucos dias se passaram e eis que apareceu uma cobra perto da fonte do jardim, para o terror dos pequenos sapos.

Na vida é assim, se você não cuidar dos grilos que aparecem de repente, eles virarão gafanhotos e devastarão tudo em sua volta.

Podemos dizer que grilos podem ser considerados os pequenos problemas do dia a dia, situações rotineiras que são negligenciadas por serem simples e fáceis demais. Ao se acumularem em nossas agendas acabam por atrair problemas maiores. Aí vêm os sapos, que já são problemas e atitudes de outras pessoas que temos que enfrentar, engolir. Aqui a questão já está for a do nosso controle inicial, há coisas que não poderemos lidar por pertencerem aos outros.grilos e sapos

Finalmente aparecem as cobras, que são situações maiores e já não podem ser controladas. Na estória acima, a cobra encontrada no jardim foi vista, porém ninguém conseguiu capturá-la. Existem problemas que causam consequências maiores e que irão sair do controle. E os resultados podem ser devastadores.

Lembremos de cuidar das pequenas coisas que temos em nossas vidas. Saúde, segurança, atitudes, murmurações, insatisfações, tempo, pessoas, família, amigos. Não deixemos de fazer o que é fácil, para que não se torne algo difícil.

Comentários:

05/09/2015 - As pequenas coisas são justamente as mais fáceis de serem feitas...
André

01/08/2015 - Bela história!
Clayton

20/07/2015 - Sempre, para manter a qualidade de vida e o equilíbrio, a família deve estar em primeiro lugar.
Marcos

Total de Comentários: 3   Ver Todos

« primeira   « página anterior |   próxima página »   última »
Escreva aqui seu comentário:
Nome:
 *
E-mail:
 *
Site / Blog:
Comentário:
*
* Indica campos necessários


Nº de Posts: 71 em 15 Páginas | Items por Página:  Ir para:
Primeiro Post | Post Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | Próximo Post | Último Post

Cadastre seu Currículo aqui!
Cadastre aqui seu CV

Indique o SiteIndique o site para seus amigos
Monte sua rede de contatos no Centro de Talentos
LiteraturaLiteratura
60 Verdades
60 Verdades
Resumo: 60 Verdades para Administrar sua Carreira: Um Guia Realista para Vence
[+] ler mais


EnqueteEnquete
Você tem medo de ser demitido?

Siga-nos no Twitter
Siga o Centro de Talentos no Twitter



Project Exact eadSimples. Organização Pessoal na Prática Centro de Talentos e Recursos Humanos Get Songs Ralf's Foods